domingo, 8 de junho de 2008

O menino e o dia

uma noite indo para casa
tarde da noite, quase madrugada
encontrei um menino
desses que a gente encontra na rua todo dia
que ficam nas sinaleiras pedindo esmola
que ficam pelos bares, nas lancherias
esperando alguma migalha
e fica pedindo dinheiro
pedindo um copo de refrigerante
um pedaço de cachorro quente
qualquer coisa
ele me veio, apareceu não sei de onde
e foi caminhando ao meu lado
de repente me perguntou
se faltava muito para ser dia
aí eu respondi pra ele que faltava
que era meia noite, uma hora da madrugada
que faltavam cinco, seis horas aproximadamente
para que fosse dia, para que amanhecesse
caminhamos mais um pouco e ele sempre do meu lado
perguntei algumas coisas pra ele
me respondeu
mas uns quinze minutos depois
ele voltou a mesma pergunta
se faltava muito pra ser dia
me perguntou porque demorava tanto
...porque demorava tanto...não sei
de repente como veio foi embora
dobrou em alguma esquina
entrou em alguma rua, sei lá
não lembro direito
e eu fiquei pensando na mesma coisa
que o cara tinha me falado
o que ele havia me dito antes
se vale a pena lutar
de que adianta ter boa vontade
pra que?
se tudo continua igual depois
ou não continua?
ou a gente muda
mesmo que seja assim, muito pouco
um algo que nem se sinta
uma coisa que perto de uma vida
talvez não signifique quase nada
então pra que tudo isso?
pra que esse sonho todo?
pra que esta esperança toda?
pois é...pra que...
"que noite,
que lua,
meu bem...
pra que?"
...a noite...
a noite existe pra que depois haja dia
para que amanheça
a noite seria a mãe do dia
quem sabe?
mas porque demora tanto amanhecer
porque demora tanto esse dia
porque aquele menino perguntava tão insistentemente
quanto faltava para ser dia
a que dia ele se referia?
ao dia...
que dia?
amanhã?
amanhã...
porque demora tanto o dia?
porque demora tanto chegar esse dia?
porque demora tanto a nossa vitória?
a vitória do sorriso, do amor
da compreensão, da justiça...

"meu amigo a vitória é demorada
mas a gente não pode descansar
é preciso usar com muita calma
os momentos que vida emprestar

no trabalho e no canto vê se sempre
carrega contigo teu amor
um abraço e um beijo são vitórias
te agarra nas mãos da rebeldia
e verás o teu povo levantar!

acredita no tempo em que o mate
só é dado com a mão do coração
onde um homem que é homem de verdade
não precisa brigar pra dar lição

pelas ruas e bares da cidade
carrega contigo teu amor
um sorriso trocado é uma vitória
carrega a bandeira da alegria
e verás o teu povo levantar!

planta noite e dia
dentro do teu peito, irmão
todas as verdades
que esse é o nosso jeito de vencer..."

(Noite e dia - Vitor Ramil)

Nenhum comentário: